Por Hélio inútil Escravo de Maria Santíssima
O demônio lança armadilha para fazer você cair em pecado, tornando a alma sua escrava e inimiga de Deus. Deve, pois vigiar atentamente para não cair em tentação.
Muito contribuirá, se você evitar as ocasiões, as conversas fúteis e os espetáculos públicos, onde não há nada de bom e sempre são um perigo para a alma. Procure estar sempre ocupado trabalhando, estudando, rezando e quando tiver tempo, busque entretenimentos honestos, faça que o demônio nunca o encontre desocupado, como aconselha São Jerônimo.
Quando for tentado, não espere que a tentação se apodere de seu coração, rapidamente se livre dela pela oração ou com alguma ocupação lícita. Caso a tentação continuar, faça o sinal da Cruz, beija algum objeto bento e recorra a Virgem Santíssima: “Maria, auxiliadora dos cristãos, rogai por mim”. Também São Luis, pois esse santo foi proposto pela Igreja como padroeiro e modelo para a juventude. Para vencer as tentações, fugia de todas as ocasiões; jejuava frequentemente a pão e água; acoitava-se de tal forma que as roupas, paredes e o chão ficavam salpicados de sangue. Desse modo, São Luis obteve uma completa vitória sobre as tentações. Se você procurar imitá-lo, ao menos na mortificação dos sentidos e pedir sua ajuda no oração, também obterá a vitória.
Fonte: Livro: “O Cristão bem formado” – São João Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário