"É bom para o homem suportar o jugo desde a
sua juventude. Que esteja solitário e silencioso, quando o Senhor o impuser
sobre ele..." (Lm 3,27-28).
Já dizia Santa
Maria Faustina Helena Kowalska (25/08/1905 - 5/10/1938):
"Entrei na cela, as irmãs já se tinha
deitado. Entrei na minha cela... lancei-me ao chão e comecei a rezar
ardentemente. Havia silêncio como num Sacrário. Todas as irmãs repousavam, tal
como hóstias brancas, encerradas no cálice de Jesus, e apenas da minha cela
Deus podia ouvir um gemido da alma!..." (Santa Maria Faustina Helena
Kowalska - Diário)
Santa Faustina
diz que na sua cela pairava um tremendo silêncio, e ela compara ao silêncio do
Sacrário, e na sua cela, ela reza ardentemente, de forma que Deus podia ouvir o
gemido da sua alma. Ainda mais deve-se rezar no silêncio quando estivermos no
sacrário, pois Deus está ali!
Ora, não foi
Deus que disse a Moisés para subir até o topo do Monte Sinai, e no silêncio do
Monte, Ele ditou as Suas valiosíssimas ordens? Confiram: "O Senhor desceu sobre o cume do monte Sinai; e chamou Moisés ao
cume do monte. Moisés subiu..." (Ex 19,20).
E em outra
parte do Livro do Êxodo diz: "Moisés
levantou-se com Josué, seu auxiliar, e subiu o monte de Deus" (Ex 24,13).
"Moisés
subiu ao monte. A nuvem cobriu o monte e a glória do Senhor repousou sobre o
Monte Sinai, que ficou envolvido na nuvem durante seis dias. No sétimo dia, o
Senhor chamou Moisés do seio da nuvem. Aos olhos dos israelitas a glória do
Senhor tinha o aspecto de um fogo consumidor sobre o cume do monte. Moisés
penetrou na nuvem e subiu a montanha. Ficou ali quarenta dias e quarenta
noites" (Ex 24,15-18).
Alguém pode
perguntar, porque ficar calado no sacrário e não rezar o Rosário em
"comunidade"?
A essa pergunta
responde o Santo Profeta Zacarias: "Toda
criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa
morada" (Zc 2,17).
Também disse o
Santo Profeta Sofonias: "Silêncio
diante do Senhor Javé!" (Sf 1,7).
E o Santo
Profeta Habacuc disse: "Mas o
Senhor reside em sua santa morada; silêncio diante dele, ó terra inteira!"
(Hab 2,20).
E o Santo Jó
disse: "Se pudésseis guardar
silêncio, tomar-vos-iam por sábios" (Jó 13,5).
No livro dos
Provérbios está escrito: "...o
homem sábio guarda silêncio" (Pr 11,12).
E o Santo
Profeta Jeremias dizia: "Bom é
esperar em silêncio o socorro do Senhor" (Lm 3,26).
"Permanecendo só e em silêncio, quando Deus
lho determinar!" (Lm 3,28).
Disse Nosso
Senhor Jesus Cristo: "Quando
orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu
Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á" (Mt 6,6).
O quarto aqui
quer dizer não somente o nosso quarto e sim estar em silêncio, longe de todos,
a sós; ou seja, recolhido sozinho e rezando mentalmente!Por que em silêncio? Porque
Nosso Senhor disse: "fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo". Ou
seja, cale-se e reze em silêncio!Para que ninguém saiba o que estás pedindo ou
agradecendo, e assim o Pai que está vendo tudo no secreto, possa te
recompensar!
Então como
devo me portar ao entrar no Silencioso Sacrário?
Ajoelhe-se e
no silêncio de sua alma, humilhe-se e contemple o Teu Senhor!Se não puder ficar
de joelhos, diz o Senhor dos Exércitos: "Senta-te
em silêncio" (Is 47,5). E dê glória a Deus. E humilhe-se ainda mais! E
se seus olhos encherem de lágrimas e o teu coração encher do Espírito Santo, a
ponto de fazer suspirar a tua alma, observe a fala do Santo Profeta Ezequiel: "Suspira em silêncio" (Ez 24,17).
Observando tudo isso não quebraras o silêncio no Sacrário e darás grande
alegria a Deus!
Pois disse o
Santo Profeta Jeremias: "O Senhor é
bom para quem nele confia, para a alma que o procura" (Lm 3,25).
Então,
completa o Santo Rei Davi: "Em
silêncio, abandona-te ao Senhor, põe tua esperança nele" (Sl 36,7). Pois
"...os que esperam no Senhor
possuirão a terra" (Sl 36,9).
Que possamos
lembrar de Judite, que quando entrando no seu quarto, "...movendo em silêncio os lábios, ela orou com lágrimas a
Deus" (Jt 13,6).
Que no silêncio
do Sacrário, Deus possa escutar o gemido da nossa alma!
Obs1: "Lembrando que na liturgia
tradicional, o Sacrário é o centro das atenções numa igreja: deve estar
instalado de modo inamovível no centro do altar-mor. Na nova liturgia o altar
tem preferência sobre o Sacrário, este fica de lado ou numa capela à parte. Por
isso que na liturgia tradicional, logo quando os fiéis entram na igreja,
automaticamente "entra-se no sacrário" e o silêncio é pleno, agora
com a nova liturgia, na maioria das igrejas, os sacrários estão separados do
altar-mor e não se observa o silêncio nem na igreja e nem no sacrário, por isso
ao entrar em uma igreja aonde o sacrário não está no centro do altar-mor,
permaneça mesmo assim em absoluto silêncio! Pois como dizia a Beata Jacinta Marto:
'Nossa Senhora não quer que a gente fale
na igreja'"
Nenhum comentário:
Postar um comentário