terça-feira, 22 de março de 2016

A Riqueza da Semana Santa

Salve Maria Puríssima!

Esta semana, na Igreja Latina, é chamada "Maior", e São João Crisóstomo denomina-a "Semana Santa", porque recordamos os maiores benefícios que Deus nos concedeu. Não basta, porém, que seja santa em si mesma; devemos santificá-la e compreender convenientemente os mistérios que nela se realizam. Devemos excitar-nos ao fervor e rezar; de tanto acender o fogo, o ambiente se aquece.

Se durante o ano fomos fiéis em cumprir os deveres por amor de Nosso Senhor, nesta semana cuidemos de cumpri-los ainda melhor, para honrar sua Paixão e Morte.

Quinta-feira santa -  É o dia do Santíssimo Sacramento. Preparai-vos a partir de quarta-feira, para fazerdes uma santa Páscoa; ponde a intenção de reparar todas as falhas das comunhões que fizestes, da primeira até agora. Penso que ninguém de vós terá nenhuma comunhão sacrílega; mas, se o tivesse feito, já se terá confessado. Neste caso, lembre-se de que é preciso sempre fazer penitência e que, arrepender-se das faltas passadas, é sinal de amor. E mesmo que não tenha havido pecado mortal, por certo não faltaram culpas veniais; ou então comunhões não sempre fervorosas. Arrependamo-nos de tudo isto; peçamos perdão também por aqueles que não comungam ou comungam mal.

Sexta-feira santa - Meditareis sobre a cruz. Nosso Senhor nos lava em seu sangue!... Ponhamo-nos bem junto do divino Crucificado e peçamos-lhe que nos purifique. Na sexta-feira santa, se tivermos algum apego a qualquer coisinha, sacrifiquemo-lo aos pés de Jesus Crucificado. Façamo-lo quando formos beijá-lo. Nosso Senhor não espera sentimentos e lágrimas, mas um coração contrito e humilde que lhe saiba oferecer a dádiva de algum sacrifício. É aos pés de Jesus Crucificado que aprendemos a ser generosos no sacrifício.

Sábado Santo - Será o dia de Nossa Senhora das Dores. Esta é uma devoção muito bonita. Devemos compadecer-nos de Nossa Senhora. Enquanto Jesus vivia, era consolada, mas quando ele morreu, foi-lhe dado São João; São João, contudo, não era Jesus; além disso, ele também precisava de consolo... Assim transcorreremos fervorosamente aquele dia, que é - penso eu - dia de santa tristeza.

No Domingo celebraremos a Ressurreição de Nosso Senhor; ressuscitaremos com ele, se tivermos morrido; ressuscitaremos para uma vida santa, verdadeiramente religiosa. Antes, porém, devemos morrer a nós mesmos.


Portanto, vivamos fervorosamente neste semana. Façamos cada coisa a seu tempo. A devoção e o recolhimento não são um obstáculo aos trabalhos da comunidade... As almas piedosas, aqui nos nossos lugares, também dão grande importância a esta semana. Façamos com que Nosso Senhor nos encontre em perfeita ordem. A Semana Santa deve despertar, sobretudo nos religiosos, sentimentos de tristeza e alguma sensação especial. Quem não experimenta fervor nestas solenidade, especialmente quem não é sensível à lembrança que a Igreja evoca da Paixão de Jesus, ou não tem coração, ou não tem cabeça.

Fonte:  Livro - A vida Espiritual, Beato José Allamano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa