sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Piedoso Uso do Véu na Primeira Comunhão!


Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor.   E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada.       Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem. Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus. Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu? (I Cor 11, 4-13).

Todos sabemos que antigamente o uso do véu era obrigatório, conforme norma disposta no Código de Direito Canônico, e, como regra, era comum e normal vermos mulheres usando o véu na Santa Missa e também era comum que as meninas usassem o véu na sua primeira comunhão.

Após o Concílio Vaticano II o Código de Direito Canônico foi alterado e tirou a obrigatoriedade do uso do véu que constava nele, assim, essa bela prática caiu em desuso, infelizmente.

Porém, muitas mulheres não deixaram o véu guardado no fundo do baú e continuaram usando-o e hoje algumas senhoras, senhoritas e crianças, com a ajuda dos nossos sacerdotes, estão retomando a prática do uso do véu na Santa Missa.

E um exemplo disso foi a Primeira Comunhão realizada na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Goiânia (Go), onde, pelo segundo ano consecutivo, as meninas usaram o véu.

Vejam que belo exemplo de piedade e de modéstia!







Parabéns ao pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, aos catequistas e aos catequizandos e seus familiares por essa iniciativa.

Tomara Deus que essas meninas continuem fazendo o uso piedoso do véu e da modéstia e que outras meninas e senhoras dessa e de outras paróquias sigam esse exemplo.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós, que recorremos a vós!

Fonte: http://comosercristacatolica.blogspot.com/2011/12/o-piedoso-uso-do-veu-na-primeira.html

Um comentário:

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa