quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Respeito à Igreja – São João Bosco


Por Hélio inútil Escravo de Maria Santíssima.


Hoje mais do que nunca, existe uma falta de respeito muito grande dentro de nossas Igrejas, que conforme o Santo Evangelho é “casa de oração” (cf. Mt 21, 13). Só que na verdade estão fazendo dela quase de tudo, menos casa de oração. Alguns vão para a casa de Deus e lá falam com todo mundo, mas menos com o dono da casa. Outros entram nela como se estivesse num desfile de moda com roupas incoerente, se esquecendo do que nos ensina a Amada Esposa de Cristo, que é a Santa Igreja Católica: “Papa Bento XV: “Não se pode deplorar suficientemente a cegueira de tantas mulheres de qualquer idade e posição”. Feitas de bobas por um desejo de agradar, elas não vêem em que medida a indecência de suas roupas choca a cada homem honesto e ofende a Deus. A maioria delas ficaria enrubescida por causa deste tipo de vestuário, como por uma falta grave contra a modéstia cristã. Agora não basta exibir-se em vias públicas, elas não temem cruzar o limiar de Igrejas, para assistir ao Santo Sacrifício da Missa, e até mesmo carregar o alimento sedutor das paixões vergonhosas para a mesa eucarística, onde se recebe o Autor da Pureza Celestial.” (Sacra Propidium, 1921).

Outros querem fazer da casa Deus, uma casa show.

Não são só estes tipos de abusos que são cometidos dentro de nossas igrejas, mas muitos outros, como, por exemplo: “atender telefone”, “comerem pipocas”, “mascarem chicletes na hora da Santa Missa” e muito outros absurdos.

Vejamos agora como que nos deveríamos nos comportar na casa de Deus, segundo os conselhos de São João Bosco.

A obediência e o respeito devido aos superiores devem estar unidos ao respeito à Igreja. Como cristãos, devemos venerar tudo o que está relacionado com a Igreja, especialmente o templo, chamado de casa de oração e lugar santo. Tudo o que pedimos a Deus na igreja, diante do Sacrário alcançaremos. Ah! Meu caro filho, quanto você é agradável a Jesus Cristo e que belo exemplo, quando está na igreja com devoção e recolhimento! Quando São Luis visitava a igreja, todos desejam vê-lo e ficavam admirados com sua simplicidade e com sua presença cheia de zelo.

Quando você entrar numa igreja, evite ficar circulando e conversando; faça o sinal da cruz com a água benta, depois uma genuflexão com a devida reverência ao Sacrário, escolha um lugar e, ajoelhado, adore e reze diante da Santíssima Trindade. Evite, ao máximo, rir e conversar sem necessidade, pois o menor ruído pode atrapalhar os que estão rezando, além de ser desrespeitoso e um péssimo exemplo.

Por último, quero adverti-lo de que não tenha vergonha de ser cristão fora da igreja. Sempre que passar diante de uma igreja, de uma imagem de Maria Santíssima ou de algum Santo, não deixe de mostrar veneração. Dando este belo exemplo ao próximo, Deus o encherá de bênçãos.

Fonte: Livro: “O Cristão bem Formado” – São João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa