quarta-feira, 16 de novembro de 2011

QUEM É A VIRGEM SANTÍSSIMA




Escrito por Hélio Maria - Inútil Escravo de Maria Santíssima.

       Para muitos, a Virgem Maria é uma mulher qualquer, uma mulher comum. Para a maioria dos protestantes a Virgem Maria é uma mulher pecadora, ou apenas uma espécie de incubadora de Deus.
       Mas quem é a Virgem Santíssima? Seria realmente ela um demônio como já disseram alguns desprovidos do Espírito de Jesus? Pergunta-se: Como pode Deus ter nascido de um demônio? Aquela que deveria dar à luz o Santo dos santos era realmente uma mulher pecadora?
            Há grande contradição em dizer que Maria Santíssima é apenas uma mulher como as outras. Como pode a Mãe de Deus ser uma mulher qualquer? Como pode uma pessoa abrir a boca para falar tantas barbaridades daquela que é a Mãe de Deus? Será que estas pessoas nem sequer temem a Deus? Sabe-se, com tristeza, que muitos daqueles que se dizem católicos desprezam a Santíssima Virgem. Estas pessoas são piores que os protestantes porque professam ser católicas e tem no coração certo desprezo por aquela que, graças a seu SIM, nosso Salvador, Jesus Cristo, veio ao mundo.
       Bendito seja Deus para sempre pelo sim da Santíssima Virgem, bendito seja o ventre que trouxe Deus Filho ao mundo e o seio que o amamentou (cf. Lc 11, 27). Segundo Santo Agostinho, o mundo é indigno de receber o Filho de Deus diretamente das mãos do Pai. Ele o deu a Maria Santíssima a fim de que o mundo o recebesse por meio dela.

Infelizmente muitos católicos não sabem quem é realmente a Santíssima Virgem, muitos até sabem que ela é a Mãe de Deus, mas de uma maneira bem fria e superficial. Por isso é necessário que aqueles que têm a missão de ensinar, ensinem a verdade a respeito de Maria Santíssima como pede a Santa Igreja. O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumen Gentium nº 67 ressalta:

Além disso, exorto com todo o empenho os teólogos e os pregadores da palavra divina a que, ao considerarem a singular dignidade da Mãe de Deus [....]. Esclareçam com precisão, sob a orientação do Magistério, as funções e os privilégios da Santíssima Virgem.

    Se todos soubessem o papel importantíssimo que teve a Virgem Maria no projeto da Salvação, com certeza olhariam para ela com outro olhar, agradeceriam a ela, todos os dias, pelo seu “fiat” que trouxe aos pobres pecadores o Salvador.
       O mundo precisa mais do que nunca saber de fato quem é a Santíssima Virgem. Como disse o Beato João Paulo II na encíclica Redemptoris Mater n° 1: “A Mãe do Redentor tem um lugar bem preciso no plano da Salvação”. O documento Lumen Gentium aponta:

Concebendo a Cristo, gerando-o, alimentando-o, apresentando-o no templo ao Pai, sofrendo com seu Filho que morria na cruz, ela cooperou de modo absolutamente singular – pela obediência, pela fé, pela esperança e a caridade ardente – na obra do Salvador para restaurar a vida sobrenatural das almas (LG nº 61).

       Santo Irineu assim se expressa “pela obediência, ela tornou-se causa de salvação para si mesma e para todo o gênero humano.” Aqui vê-se que Nossa Senhora não é uma mulher qualquer como os protestantes a chamam, ou até mesmo, como alguns católicos pensam, que ela somente gerou Cristo e mais nada; não, não foi bem isso que Deus quis no seu plano de Salvação. Deus em sua infinita sabedoria quis que o seu Filho viesse ao mundo para salvar o gênero humano, e a forma pela qual o Salvador entrou no mundo foi por meio da Santíssima Virgem.
Não se pode dizer que Maria Santíssima não tem nenhuma importância para a humanidade. Quem ama Jesus Cristo conhece esta verdade, pois, como pode ousar uma pessoa dizer que ama a Deus, que Ele é tudo para ela, se não é capaz de amar aquela pela qual o Deus Soberano quis vir ao mundo? Quem ama a Deus se põe a louvar a Virgem Maria, como Santa Isabel fez ao proclamar que a Virgem Maria é bem-aventurada entre todas as mulheres e que Bendito é o fruto do seu ventre (cf. Lc 1, 42).
       Quem é cheio do Espírito Santo reconhece Maria Santíssima como a Mãe do Senhor. Santa Isabel cheia do Espírito Santo reconhece que a Virgem Santíssima é a Mãe do Salvador.

   São Luís Maria Grignion de Montfort ressalta: “Deus quer, portando, nesses últimos tempos, revelar-nos e manifestar Maria Santíssima, a obra de suas mãos” (T.V.D nº 50).
      O mundo, mais do que nunca, precisa saber quem realmente é a Santíssima Virgem, qual o papel que ela tem na historia da salvação e que ela cooperou no projeto de Deus. O fato de saber que Jesus Cristo Salvador veio à mundo por meio de Maria, bastaria para mostrar que a Mãe de Deus é uma mulher Santa, escolhida, separada, predestinada, mulher escolhida tal como convém a um Deus, visto que Ele é o único que pôde escolher a sua Mãe. Por isso, a Santíssima Virgem foi escolhida para ser a Mãe de Jesus. E escolhida por quem? se não pelo Pai e pelo próprio Filho?
      Da mesma forma como uma família que está a espera de uma criança olhe para a mãe que a leva em seu ventre, é natural olhar para a Santíssima Virgem que foi o tabernáculo perfeito que o Senhor Jesus usou para se manifestar. A Santíssima Virgem então, longe de ser uma mulher pecadora, é toda santa. No Evangelho de São Lucas, nós vemos que ela é:

  •     A Ave-cheia de graça (cf. Lc 1, 28).
  •    Aquela que encontrou graças diante de Deus (cf. Lc 1, 30).
  •    A Bem-aventurada entre todas as mulheres (cf. Lc 1, 42).
  •   A Serva do Senhor (cf. Lc 1, 38).
  •    Aquela na qual o Todo Poderoso fez maravilhas (cf. Lc 1, 49).
  •    Aquela que guardava tudo no coração (cf. Lc 2, 19).
  •    A Mãe do Senhor (cf. Lc 1, 43).
  •    Aquela que todas as gerações devem proclamá-la bem-aventurada (cf Lc 1, 48).
  •    É feliz porque acreditou (cf. Lc 1, 45).
      Para São Tomás de Vilanova, os santos evangelistas calam-se sobre os louvores de Maria Santíssima porque foi suficiente escrever: “dela nasceu Jesus, que se chama o Cristo”.
      Mesmo se se pensa que a Sagrada Escritura fala pouco da Santíssima Virgem, vê-se na verdade que se fala muito, basta fazer uma leitura com muita atenção.
      Pode-se concordar com São Luís Maria Grignion de Montfort que Deus quer, nestes últimos tempos, revelar quem é a sua Mãe Santíssima. Quem é esta mulher na qual o próprio Deus quis fazer sua morada por noves meses? Quem é esta mulher que, dos 33 anos de vida do Senhor e Salvador Jesus Cristo, 30 anos Ele quis viver somente com ela? Quem é esta Virgem que Deus Pai confiou o encargo de ser a Mãe do seu Único Filho? Quem é esta mulher que Jesus, à seu pedido, realiza o seu primeiro milagre?
      Esta é a Santíssima Virgem Maria que foi predestinada para ser a Mãe do Salvador, que tanto cooperou para a Salvação do mundo e que merece ser honrada pelo seu SIM sem o qual a humanidade não teria Jesus Cristo.

Postado por Hélio inútil Escravo de Nossa Senhora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa