quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Importância da Leitura Espiritual - São João Bosco

Por Hélio inútil Escravo de Maria Santíssima

Além das orações da manhã e da noite, aconselho que destine um tempo dedicado à meditações de algum livro espiritual ou de doutrina, como por exemplo: Imitação de Cristo, Filotéia de São Francisco de Sales, biografias de santos e outras obras semelhantes. Essas leituras fornecerão grande proveito para alma. E, passando esses conhecimentos a outros, você fará um grande apostolado, muito meritório perante Deus.

Ao mesmo tempo em que recomendo as boas leituras,  aconselho que fuja dos livros perigosos. Todo veículo, livro, jornal ou folheto que ataca a Igreja e seus filhos, que contenham imoralidades, são extremamente perigosos para a formação, afaste-se disso, como se fosse de um copo de veneno.

Devemos imitar os cristãos de Éfeso, quando ouviram São Paulo pregar sobre o dano que causam os maus livros. Aqueles fervorosos fiéis carregaram para a praça pública e fizeram uma fogueira, achando melhor queimar todos os livros, do que expor a alma ao perigo de cair no fogo do inferno (cf. At 19, 19).

Assim como o corpo, sem alimento, adoece e morre, da mesma forma a nossa alma definha, se não lhe dermos o alimento necessário.
Recomendo que participe de cursos e palestras. Não deve pensar que a catequese e a primeira Comunhão bastam, como o corpo se nutre todos os dias, a almaa também necessita todos os dias da palavra de Deus.

Cuidado para não cair na armadilha do demônio, quando sugere este pensamento: “Isto serve para meu amigo, mas não para mim”. Caso não sirva para corrigir coisas passadas, servirá para preservá-lo de algum erro futuro.

Sempre que possível, exercite as práticas de piedade diante do Sacrário e busque o auxílio do pároco, que está especialmente destinado por Deus a cuidar de sua alma.

Fonte: Livro: “O Cristão bem formado” – São João Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa