quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O mistério da Imaculada Conceição

Comemorada em 8 de dezembro

Frei Paulo Maria

Permiti que também eu Vos louve, Virgem Santíssima, embora saiba que nem eu sou digno de escrever a respeito de Vós, nem a inteligência humana é capaz de compreender a Vossa glória.

“Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do todo poderoso; assim nenhuma mancha pode insinuar-se nela. É Ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus e uma imagem de sua bondade. É Ela, com efeito, mais bela que sol e ultrapassa o conjunto dos astros” (Sab. 7, 25-26. 29a)

Amados filhos e filhas da Santa e Una Igreja Católica, ao nos depararmos com este belíssimo texto do elogio a Sabedoria, nossa alma se anela no desejo profundo por encontrar-se com a Eterna Sabedoria. Filhos, a Sabedoria é o próprio Cristo Jesus. Ele é a Sabedoria eterna encarnada, é a beleza e a máxima expressão do ser divino.

Seguindo o exemplo dos santos padres queremos, neste pequeno artigo, atribuir o texto acima referido, a meditação acerca do mistério da Imaculada Conceição, solenidade hoje celebrada, a fim de colher os frutos espirituais de seu profundo conteúdo. A santíssima Virgem é por sua vez a Mãe da Sabedoria encarnada que é Jesus.

“Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo Poderoso;” Com toda a Igreja confessamos que a santíssima Virgem nada é mais que um átomo diante da Soberana Majestade de Deus e ao mesmo tempo reconhecemos com a fé católica que a Virgem é uma excelente criatura saída do profundo mistério do Eterno e Três vezes Santo.

Contemplar o mistério da Imaculada Conceição é achegar-se a Beleza da nossa humanidade perdida com Eva. Em Maria podemos conhecer os traços perdidos de nossa verdadeira humanidade e o que seremos na Glória. Pois longe do que agora somos, n’Ela pelos desígnios e méritos do Filho “nenhuma mancha pode insinuar-se”. Ela é a Tota Pulchra toda bela, toda santa, é Imaculada.

A verdade proclamada, de que a Mãe de Deus não esteve sujeita à mácula do pecado original, desde o primeiro instante da sua existência, era em geral conhecida de todos os fiéis desde o início da Igreja e encerrava-se na idéia de que a Mãe Santíssima era a mais pura criatura saída de Deus, mais pura que os anjos, sem o mínimo pecado.

“É Ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus e uma imagem de sua bondade”.  Eis uma belíssima figura por meio da qual podemos contemplar a Bem aventurada Virgem. Maria Santíssima é Ícone do Mistério divino e como num espelho podemos contemplar a face do Eterno. Considerar a Imaculada Conceição de Maria é o caminho perfeito para o reconhecimento da Misericórdia Divina que atua na humanidade inteira.

“É Ela, com efeito, mais bela que sol e ultrapassa o conjunto dos astros”. Tudo foi criado em e para Jesus Cristo, o Verbo de Deus. Tudo é reflexo da beleza de Jesus, o mais belo dos filhos dos homens. A Imaculada Conceição de Maria e emanação desta beleza. O próprio Jesus, diz são Luis Maria de Montfort, preparou para si uma Mãe Imaculada e a Santíssima Trindade lhe concedeu a fertilidade possível a uma criatura para que pudesse gerar um Deus em seu ventre.

Pelos méritos de Jesus, Maria foi criada Imaculada e tudo o mais, pela graça está sob os seus pés, nada é na criação inteira, capaz de se igualar a Virgem em beleza, santidade e pureza. “Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol” (Cant. 6,7), se perguntam os anjos.

Amados filhos ao contemplarem a Bem aventurada Virgem considerem antes a beleza da ação de Deus em sua criatura. A beleza convence muito mais que as verdades. Precisamos retomar a beleza, a Via Pulchritudinis, como caminho para nova evangelização.

A sempre Virgem Maria, mãe do belo amor, vos ensine a seguir seu divino Filho nas sendas da pureza e na fidelidade a fé Católica.

Frei Paulo Maria, OfmConv
In Corde Matris !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa