quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Por que veio Jesus Cristo?

Irmãos, conheceis Aquele que vem; considerai agora de onde vem e para onde vai. Ele vem do coração de Deus Pai para o seio de uma Virgem Mãe. Ele vem das alturas do céu para as regiões inferiores da terra. E então? Não temos de viver nesta terra? Sim, se Ele próprio aqui viver também; porque onde estaríamos nós bem sem Ele? «Quem terei eu nos céus? Nada mais anseio sobre a terra além de Vós, o Deus do meu coração, a minha herança» (Sl 72, 25-26). [...]
Mas era necessário que estivesse em causa um grande interesse para que tal majestade Se dignasse a descer de tão longe para uma estadia tão indigna de Si. Sim, havia um grande interesse em jogo, porque a misericórdia, a bondade e a caridade se manifestaram com grande abundância. Com efeito, por que veio Jesus Cristo? [...] As Suas palavras e as Suas obras demonstram-no-lo claramente: Ele desceu a toda a pressa das montanhas para procurar a centésima ovelha, a que estava perdida, para estender a Sua misericórdia aos filhos dos homens.
Ele veio por nós. Admirável condescendência do Deus que procura! Admirável dignidade do homem assim procurado! O homem pode vangloriar-se disso sem toleima: não que ele seja qualquer coisa por si mesmo, mas porque Aquele que o fez o tem em tão grande estima! Em comparação com esta glória, as riquezas e a glória do mundo, e tudo o que se pode aí ambicionar, nada são. O que é o homem, Senhor, para que o engrandeças assim e a ele ligues o Teu coração?
Cabe-nos a nós irmos em direção a Jesus Cristo. [...] Ora um duplo obstáculo nos entravava: os nossos olhos estavam muito doentes e Deus habita na luz inacessível (1Tim 6, 16). Paralíticos que jazíamos no catre, éramos incapazes de alcançar a tão alta morada de Deus. Foi por isso que o bom Salvador e doce médico das almas desceu de lá do alto, onde mora. Ele suavizou para os nossos olhos doentes o brilho da Sua luz.

(São Bernardo – 1º sermão do Advento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa