quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Beleza da Ave-Maria

Por – Hélio Inútil Escravo de Maria

Vejam que palavras admiráveis sobre a oração a Ave-Maria, que para muito é apenas uma oração repetitiva e fraca, mas que na verdade tem um valor desconhecido por muitos.
  
Dizia São Luís Maria Grignion de Montfort sobre a Ave-Maria:

Almas predestinadas, escravas de Jesus em Maria, aprendi que a Ave-Maria é a mais bela de todas as orações, depois do Pai-Nosso. É a saudação mais perfeita que podeis fazer a Maria, pois é a saudação que o Altíssimo indicou a um arcanjo, para ganhar o coração da Virgem de Nazaré. E tão poderosas foram aquelas palavras, pelo encanto secreto que contêm, que Maria deu seu pleno consentimento para a Encarnação do Verbo, embora relutasse em sua profunda humildade. É por esta saudação que também vós ganhareis infalivelmente seu coração, contanto que a digais como deveis.

A Ave-Maria, rezada com devoção, atenção e modéstia, é, como dizem os santos, o inimigo do demônio, pondo-o logo em fuga, e o martelo o esmaga; a santificação da alma, a alegria dos anjos, a melodia dos predestinados, o cântico do Novo Testamento, o prazer de Maria e a glória da Santíssima Trindade. A Ave-Maria é um orvalho celeste que torna a alma fecunda; é um beijo casto e amoroso que se dá em Maria, é uma rosa vermelha que se lhe apresenta, é uma pérola preciosa que se lhe oferece (T.V.D n° 252 – 253).

Através da saudação Angélica (Ave-Maria), Deus se tornou Homem, uma Virgem se tornou a Mãe de Deus, as almas dos juntos foram libertas do limbo, enchendo, no Céu, os tronos vazios. Além disto, o pecado foi perdoado, a graça nos foi dada, os doentes foram curados, os mortos ressuscitaram, os exilados foram trazidos de volta ao seu lar, a ira da Santíssima Trindade foi apaziguada e is homens obtiveram a vida eterna (O segredo do Rosário, pg. 47).

Os hereges, todos os que são filhos do mal e claramente possuem o selo de reprovação de Deus, têm horror à Ave-Maria. Eles ainda rezam o Pai-Nosso, mas nunca a Ave-Maria; eles prefeririam colocar uma cobra venenosa em volta de seus pescoços que um Escapulário ou carregar um Rosário (O Segredo do Rosário, pg. 51).

Terão grande devoção ao recitar a Ave-Maria, ou a Saudação Angélica, da qual bem poucos cristãos, mesmo esclarecidos, conhecem o valor, o mérito, a excelência e a necessidade. Foi preciso que a Santíssima Virgem aparecesse várias vezes a grandes santos muitos doutos, para demonstrar-lhes o mérito desta pequena oração, como sucedeu a S. Domingos, a S. João Capistrano, ao bem-aventurado Alano de La Roche. E eles compuseram livros inteiros sobre as maravilhas e a eficácia da Ave-Maria, para conversão das almas. Altamente publicaram e pregaram que a salvação do mundo começou pela Ave-Maria, e a salvação de cada um em particular está ligada a esta prece; que foi esta prece que trouxe à terra seca e árida o fruto da vida, e que é esta mesma prece que deve fazer germinar em nossa alma a palavra de Deus e produzir o fruto de vida, Jesus Cristo; que a Ave-Maria é um orvalho celeste, que umedece a terra, é, a alma, para fazer brotar o fruto no tempo adequado; e que uma alma que não for orvalhada por esta prece ou orvalho celeste não dará fruto algum, nem dará senão espinhos, e não estará longe de ser amaldiçoada (T.V.D n° 249).

Santa Matilde desejava saber qual o melhor modo de testemunhar sua devoção para com a Mãe de Deus. Certo dia, ela foi arrebatada em espírito e a Virgem lhe apareceu trazendo no peito a Ave-Maria escrita em letras de ouro, e lhe disse: “Sabe, minha filha, que ninguém pode me honrar com uma saudação mais agradável do que aquela que me fez apresentar a adorabilíssima Trindade, e pela qual Ela me elevou à dignidade de Mãe de Deus”.

“Pela palavra Ave-Maria, que significa dama de luzes, assinala que Deus me cumulou de sabedoria e de luz, como um astro brilhante, para iluminar o céu e a terra”.

“As palavras cheia de graça me representam que o Espírito Santo me cumulou de tantas graças que eu posso largamente fazer participar delas aquelas que as pedirem por minha mediação”.
“Dizendo o Senhor é convosco, renova-se em mim a alegria inefável de que senti quando o Verbo eterno Se encarnou em meu seio”.

“Quando me dizem bendita sois vós entre as mulheres, louvo a misericórdia divina que me elevou a esse alto grau de felicidade”.

“E as palavras bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus, todo o céu se alegra comigo por ver Jesus meu Filho, adorado e glorificado por ter salvo os homens” (A eficácia maravilhosa do Santo Rosário, pg. 22).

Maria, diz São Boaventura, nos saúda com a graça sempre que A saudamos com a Ave-Maria (A eficácia maravilhosa do Santo Rosário, pg. 25).

Entre as coisas admiráveis que a Santíssima Virgem revelou ao Beato Alano de La Roche (e nós sabemos que esse grande devoto de Maria confirmou por juramento suas revelações), há três mais notáveis:

  1. Primeira: é um sinal provável e próximo de condenação eterna ter negligência, tibieza e aversão pela Saudação Angélica que reparou o mundo;
  2. Segunda: aqueles que têm devoção a essa saudação divina possuem um grandíssimo sinal de predestinação;
  3. A terceira: aqueles que receberam do Céu o favor de amar a Santíssima Virgem e de A servir por amor, devem ser extremamente zelosos em continuar a amá-La, até que Ela os coloque no Paraíso, por meio de seu Filho, no grau de glória compatível com seus méritos (A eficácia maravilhosa do Santo Rosário, pg. 23).


O Beato Alano de La Roche narra que uma religiosa muito devota do Rosário apareceu depois de morta a uma de suas irmãs e disse: “Se eu pudesse voltar ao meu corpo para somente rezar uma Ave-Maria, ainda que sem grande fervor, para ter o mérito dessa oração, de bom grado sofreria de novo todas as dores que sofri antes da morte”. É preciso notar que ela tinha sofrido, durante muitos anos, dores violentas no seu leito (A eficácia maravilhosa do Santo Rosário, pg. 26).

A Ave-Maria é uma flecha pontiaguda e ardente que, unida à PALAVRA DE DEUS, dá ao pregador a força de penetrar, mover e converter os corações mais duros mesmo que ele tenha pouco ou nenhum natural dom de pregar (O segredo do Rosário, pg. 53).

Um dia Santa Gertrudes teve uma visão de NOSSO SENHOR a contar moedas de ouro. Tomou coragem e perguntou-Lhe o que estava fazendo. Ele respondeu: “Estou contando as Ave-Marias que você rezou; são as moedas com a qual você pode pagar a sua passagem para o céu” (O segredo do Rosário, pg. 55).

Fonte: Livros - O Segredo do Rosário, A eficácia maravilhosa do Santo Rosário, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa